Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cine Curiosidade: Os bons momentos do curso Como Ver Um Filme


Ana Maria e eu com um olhar Blade Runner 

Se encerrou ontem o curso Como ver um filme, criado pelo Cena Um (produtora Cultural) comandado pelo Sr Jorge e administrado pela critica de cinema Ana Maria Bahiana. Durante dois dias, Ana levou os alunos e eu, a uma viajem prazerosa de como se faz passo a passo um filme e ao mesmo tempo uma lição para aqueles que forem escrever sobre o lado mais técnico de uma produção, seja uma super produção, seja um filme independente, ou seja, é sempre o mesmo processo, não importa o tamanho.
De uma forma bem humorada, Ana ficava passando trechos de filmes clássicos e contemporâneos na tela e ao mesmo tempo dissecando cada cena, comparação da cena já filmada com os storyboards, onde filmes como Onde Os Fracos Não têm Vez e Pássaros serviam como um belo exemplo. Sempre tive uma plena noção da parte técnica de um filme, mas é interessante ver inúmeros filmes representando cada parte desse esqueleto para se criar uma historia na tela. Bahiana também não se esqueceu do lado mais autoral dos diretores que sempre demonstraram o interesse de mostrar o lado mais imprevisível de um filme e ao mesmo tempo sua visão pessoal. Portanto, no final do curso ela passou o trecho clássico de todos os personagens cantando do filme Magnólia de Paul Thomas Anderson.
Curiosamente, antes do inicio da segunda aula de ontem, estava conversando com um senhor na entrada da sala, que é um verdadeiro fanático por filmes assim como eu. Durante a conversa, ele citou que um dos seus filmes favoritos é O Dia do Gafanhoto, dirigido pelo John Schlesinger (Perdidos na Noite). Por coincidência, a segunda aula começou com uma abertura de um filme de Schlesinger e se encerrou com a cena final do mesmo filme, onde o foco principal é uma auto-estrada. Infelizmente o titulo do filme estava em Inglês e não me lembro agora se esse filme está disponível por aqui, o que acabou  me chamando bastante atenção. Ou seja, mais uma caçada para mim e se vocês quiserem saber mais sobre a filmografia de Schlesinger procurem num ótimo site que eu conheço clicando aqui.
Após o encerramento do curso fui pegar o meu certificado, mas infelizmente, ainda não havia sido assinado. Porém foi uma bela desculpa para esperar Ana para, não só para ela assinar o meu certificado, como também tirar umas fotos de recordação como vocês viram neste post. Cortesia da minha nova amiga Graça Garcia que também fez questão de posar com a Ana.
Após o curso, Jorge distribuindo os certificados e eu começando a sentir falta da minha cama kkkkkkk 

Ana Maria assinando os ultimos certificados  

Minha amiga Graça também teve seu grande momento



Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: