Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cine Especial: O Melhor de 2001 a 2010: Cidade De Deus

UM MARCO DO CINEMA BRASILEIRO E MUNDIAL
Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
Um retrato forte que mostra aspectos tristes, mas verídicos das trajetórias percorridas por jovens das favelas urbanas. A um certo virtuosismo técnico compensado na verdade da atuação de um elenco orientado pela co-diretora Kátia Lund. Grande sucesso no exterior, foi finalista no Balfa (Oscar Inglês) de melhor filme estrangeiro, perdido pelo espanhol Fale Com Ela, mas ganhou na categoria montagem. Foi indicado a quatro Oscar, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles mas o filme topou de frente na época com o ultimo capitulo do Senhor dos Anéis, mas nada que atrapalhe o belo desempenho que o filme teve no Brasil e no mundo a fora e atualmente sempre ganha destaque em inúmeras listas dos melhores filmes, seja na ultima década que passou ou entre os melhores de todos os tempos.

Curiosidade: Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2000 entrevistas;

Um comentário:

ANTONIO NAHUD disse...

Revi um dia desses. Continuei achando-o muito bom. Inclusive, aquele inicio de Quem Quer Ser Milionário? é muito em cima do filme de Meirelles.

www.ofalcaomaltes.blogspot.com