Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cine Especial: O QUE ASSISTIR EM 2011?

E ai gente, o ano de 2010 passou e uma coisa que se deixou clara: Grande orçamento + roteiro oco : prejuízo e decepção. Modesto orçamento + roteiro engenhoso: sucesso de publico e critica.
Esse foi o quadro de 2010 no cinema, um ano que os estúdios de hollywood sentiram dor no bolso quando viram boa parte de suas superproduções do verão decepcionarem. Quem saiu ganhando foram os filmes pequenos, mas com grande conteúdo e que não se preocuparam muito em arrecadar, seria a hora de hollywood mudar?
Enquanto isso por aqui, nosso cinema esta muito bem obrigado, com grandes sucessos como Tropa de Elite 2 que recentemente foi selecionado para concorrer no festival de Berlim nesse ano. Enfim, vamos ver o que rola agora em 2011 e torçemos para que seja tudo de melhor e positivo.  pois afinal, “caímos para aprendemos a nos levantarmos”.

Confiram os 10 filmes imperdíveis para se ver em 2011.


Cisne Negro
Sinopse: 'Cisne Negro' é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpreta por Mila Kunis. Dirigido por Darren Aronofsky (O Lutador, Fonte da Vida), Cisne Negro faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.
Porque assistir? A direção é de Darren Aronofsky diretor genial que despontou no inicio da década passada com filmes geniais como PI, Réquiem Para Um Sonho e O Lutador e a interpretação de Natalie Portman segue sendo como uma das mais poderosas interpretações de sua carreira.


Bravura Indômita
Sinopse:Após a morte do pai, a jovem Mattie Ross (Hailee Steinfeld) contrata, por cem dólares, o xerife "Rooster" Cogburn (Jeff Bridges) para caçar e capturar o assassino. Ela exige fazer parte desta jornada para ter certeza que seu objetivo será alcançado.
Porque assistir? Refilmagem do clássico estrelado por John Wayne que lhe valeu seu único Oscar de melhor ator na carreira. Nesta nova produção dirigida pelos geniais irmãos Coen (Um Homem Serio) e estrelado pelo veterano Jeff Bridges (Tron: O Legado), o filme foi muito bem recebido pela critica e publico e um ótimo sinal de que o gênero faroeste pode sim ter ainda lugar de interesse entre o publico em geral.

127 horas
Sinopse: James Franco interpreta um personagem real, Aron Ralston, que, ao escalar montanha, sofre um acidente em Moab, Utah, quando seu braço fica preso numa pedra. Sem esperanças de escapar e com chance de morrer, ele corta o braço (numa sequência tão gráfica que, nas primeiras apresentações do filme, teve muita gente que desmaiou ou saiu correndo do cinema.
Porque assistir? Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?) comanda esse pequeno filme que deu o que falar por onde passou, pois a cena em que o personagem corta o braço para se salvar não a cortes, o espectador é testemunha de uma cena chocante que dificilmente não irá deixar de recuar o rosto de tão forte e realista.

Enrolados 3D
Sinopse: Adaptação da clássica história da Rapunzel princesa que vive presa numa torre e tem longos cabelos. Um atrapalhado ladrão entra acidentalmente na torre e decide ajudá-la a fugir de lá.
Porque assistir? Primeira animação mais bem sucedida da Disney (sem ajuda da poderosa Pixar) depois de muito tempo. Apesar do orçamento absurdo (a quem diga que foi R$ 260 milhões) o filme até que esta se saindo bem nos EUA e no mundo afora. Comemorando o seu 50º longa metragem de animação, o filme marca a estréia da mais nova princesa da galeria de princesas do estúdio, Rapunzel, mas diferente de suas colegas, essa não perde tempo cantando e se vira muito bem com suas madeixas gigantescas, ao lado de um anti herói atrapalhado.


Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas
Sinopse: Na trama de Piratas do Caribe 4, os caminhos de Jack Sparrow (Johnny Depp) cruzam com os de uma mulher de seu passado (Penélope Cruz), e ele não tem certeza se é amor - ou se ela é uma cruel golpista que o usa para encontrar a Fonte da Juventude. Quando ela o força a embarcar no navio de Barba Negra (Ian McShane), Jack se encontra numa inesperada aventura em que não sabe o que temer mais: o pirata ou a mulher.

Porque assistir? Não era necessária uma quarta parte, já que a trilogia fechou a saga com honras, mas já que a Disney quer encher mais o seu cofrinho, será então uma bela desculpa para ver novamente Johnny Depp interpretando o personagem de sua vida, o genial pirata Jack Sparrow em mais uma nova aventura e que dessa vez (parece) será protagonista definitivo da trama, ao lado da talentosa Penélope Cruz.


Lanterna Verde
Sinopse: O filme conta como Hal Jordan se tornou um dos Lanternas Verdes, integrantes de uma tropa que jurou manter a ordem no Universo, policiando galáxias - um equilíbrio que periga ruir com a ameaça do inimigo Parallax.
Porque assistir? Finalmente a Warner deu sinal verde para um personagem da DC que não seja Superman ou Batman e que com isso, seja o ponta pé inicial para a expansão do universo DC no cinema. O diretor da superprodução é Martin Campbell responsável por revitalizar por duas vezes em épocas diferentes o personagem 007 no cinema e por ter criado a aventura definitiva de Zorro em A Mascara do Zorro. Resta saber se ele esta preparado para uma superprodução como essa e se Ryan Reynolds com sua canastrice não ira atrapalhar o resultado final.


THOR 
Sinopse: O arrogante Thor (Chris Hemsworth) é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a Terra.

Porque Assistir? Kenneth Branagh promete um filme mais autoral, mais a sua cara, em vez de ser algo que o estúdio Marvel quer do seu jeito.Portanto veremos (quem sabe) um resultado diferente do que previsto. Misturando elementos Nórdicos com tecnologia, o filme é uma adaptação fiel do universo Thor da Marvel mas levado (dizem) a serio. Chris Hemsworth que ganhou fama da noite para o dia atuando como pai de capitão Kirk no inicio do novo Star Trek. Aqui, pode ter seu momento de consagração.


Capitão America
Sinopse: Nascido durante a Grande Depressão, Steve Rogers cresceu um garoto franzino em uma família pobre. Horrorizado por uma propaganda que mostrou a ascensão nazista na Europa, o jovem é inspirado a alistar-se no exército. No entando, por conta de sua saúde frágil, ele é rejeitado. Mas ao escutar os apelos honestos do rapaz, o General Chester Phillips oferece a Rogers a chance de participar da Operação: Renascimento. Depois de semanas de testes ele recebe o soro do supersoldado e é bombardeado por raios-vita. Steve Rogers emerge do tratamento com o corpo perfeito que um ser humano pode ter e é submetido a intensos treinamentos físicos e táticos. Meses depois ele recebe sua primeira missão como o Capitão América. Armado com seu escudo indestrutível ele combate o mal sozinho e como o líder dos Vingadores".
Porque assistir? O diretor é Joe Johnston, o mesmo da nova versão do Lobisomem, que infelizmente dividiu opiniões. O ator que faz o herói é o Chris Evans o mesmo que foi Tocha Humana nos dois capítulos para o cinema do Quarteto Fantástico. Ambas as escolhas foram criticas pelos fãs temendo um futuro fracasso da produção, porem, as primeiras cenas vazadas mostram uma produção muito bem feita lembrando muito os filmes de aventura de antigamente que se passavam durante a segunda guerra e Chris Evans malhou bastante para criar o corpo perfeito para ser o herói. Resta mesmo é esperar e ver o resultado final.

Carros 2
Sinopse: O mundo todo se transforma numa pista de corrida quando o superastro Relâmpago McQueen volta à ação, com seu melhor amigo Mate, para reunir os melhores e mais velozes do planeta neste novo capítulo eletrizante da saga de Carros. Mate e McQueen precisarão de seus passaportes ao se verem em um mundo de intrigas, emoção e cômicas fugas aceleradas ao redor do planeta. Carros 2 está sendo dirigido por Brad Lewis, produtor do filme ganhador do Oscar®, Ratatouille.
Porque assistir? O filme é criado por um estúdio que até hoje jamais soube fazer filme ruim, mas quem sabe. Carros não é nenhuma obra prima, mas ruim esta longe disso, mas não sei se era realmente necessária essa continuação. De qualquer forma, é um filme da Pixar e todo filme desse estúdio vale uma conferida.

Rio
Sinopse: Blu é uma rara espécie de arara-azul residente num zoo em Minnesota que acredita que é o último de sua espécie. Quando ele descobre que uma arara fêmea foi descoberta na América do Sul, ele voa até o Rio, para encontrá-la.
Porque assistir? Carlos Saldanha realizou uma exelente terceira parte da Era do Gelo e tem tudo para o sucesso se repetir nessa produção que para ele é o projeto do seus sonhos.

Nenhum comentário: