Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cine Especial: DE NATAL!!!

E ai pessoal,  já sabem o que irão assistir no natal? Durante muitos anos, e ainda hoje, o cinema sempre lança um filme com relação a essa época mágica. Por isso, solto abaixo os meus filmes preferidos para serem curtidos nessa época, divirtam se.  

A Felicidade Não Se Compra
Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, mandado Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.

Uma historia comovente e edificante. Um clássico absoluto do diretor Frank Capra (Aconteceu naquela Noite). Até hoje, sempre reprisado nos finais de ano nos EUA, e não faltam inúmeras sátiras ou simplesmente homenagens a esse filme. James Stewart consegue aqui um dos seus personagens mais marcantes e com o diretor, trabalharia também em outro clássico, A Mulher Faz o Homem.

Curiosidades: Em uma cena de A Felicidade não Se Compra o personagem de Ward Bond, Bert, lê um jornal onde está a seguinte manchete: "Smith wins nomination" (Smith indicado). Trata-se de uma referência a A Mulher Faz o Homem, filme dirigido por Frank Capra e também estrelado por James Stewart.
Os sets de Bedford Falls foram construídos em 2 meses, sendo um dos maiores sets de filmagens já feitos, até aquele momento, para um filme americano.


Esqueceram de mim
Sinopse: m Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.

O roteiro do também produtor Jhon Hughes reúne, no inicio e no final, cenas brilhantes da comedia de costumes e pastelão. Além de muito simpático, Macaulay faz com perfeição o papel de menino sapeca. Um dos maiores sucessos de bilheteria do inicio dos anos 90 mas que infelizmente não escapou de ter duas continuações dispensáveis.

Curiosidades: O filme ao qual Kevin assiste em vídeo não é um filme real, mas sim uma montagem de cenas preparada especialmente para Esqueceram de Mim. O nome deste "filme" é Angels With Filthy Souls.

O Estranho Mundo de Jack
Sinopse: Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.

Com argumento e co-produção de Tim Burton, este é um projeto pessoal e que injeta sangue na arte de animação de bonecos. Apesar de não inovar na técnica, a historia, com pitadas góticas de humor negro, trabalha em uma estética até então inédita e pode tanto agradar crianças como também adultos com sua trama simples e divertida. A trama possui inúmeros achados e como sempre, na maioria dos filmes de Burton, a trilha sonora é composta por Danny Elfman e como sempre, inesquecível.

Curiosidades: O poema escrito por Tim Burton os únicos personagens presentes são Jack Skellington, Zero e o Papai Noel. Todos os demais personagens foram criados para o filme;
Esta é a terceira aparição do personagem Jack Skellington. As anteriores foram no curtametragem Vincent (1982) e em Os Fantasmas Se Divertem (1988), onde pode ser visto no topo do carrossel de Beetlejuice, já próximo do final do filme;


Os Fantasmas de Scrooge
Sinopse:  Natal se aproxima e, como sempre, Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) mantém seu desprezo pela data. Milionário e muito mesquinho, ele só pensa em dinheiro e não dá espaço para a emoção em seu coração, maltratando Bob Cratchit (Gary Oldman), seu fiel assistente, e ignorando seu sobrinho Fred (Colin Firth). Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Cada um deles, levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida passada e a escolha que fará para o futuro.

Robert Zemeckis pegou o gosto de animação CGI onde todos os personagens do filme foram criados digitalmente após os atores atuaram em frente a uma tela vazia, com sensores de captura de movimento. Posteriormente, a captação era refeita pelo computador. Com isso, o filme é um verdadeiro show de imagens com a ligeira sensação de que cada cena havia saído de um quadro. Apesar de ser uma trama bastante conhecida pelo publico (até a própria Disney tinha feito a mesma historia a vários anos em 'O Natal do Mickey Mouse') é interessante revê-la em uma nova roupagem e feita com a tecnologia atual de ponta. Jim Carrey da o seu show de interpretação habitual e além do protagonista, ele também da vida aos espíritos que visitam o personagem.


Férias Frustradas de Natal
Sinopse: Neste período de férias, Clark Griswold (Chevy Chase) prometeu ao seu clã que iria curtir o mais tradicional e divertido Natal de todos os tempos. Antes que possam cantar Noite Feliz, há 25 mil luzes no teto, um peru explosivo na mesa de jantar, além de uma equipe da SWAT cercando o local.

Terceira parte da cine serie que consagrou o ator Chevy Chase, só que desta vez, em vez de uma viajem, a família esta toda reunida para a festa de natal e por conta disso as situações beirão ao pastelão e humor negro na medida certa. Superior a segunda parte, pois seguiu um rumo diferente na cine serie e por isso mesmo atualmente esta sendo o mais lembrado de todos os capítulos pelo publico.

Nenhum comentário: