Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cine Especial: Clássicos Disney: BAMBI

Dia oito de dezembro chega as lojas a versão em DVD e Blu-Ray da edição especial de Fantasia a obra máxima de Al Disney. E enquanto o filme não vem, publico curte aqui, matérias de cada um dos clássicos que surgiram ao longo dos anos no estúdio.
Sinopse: Bambi é um filhote de veado que perde a mãe, morta por caçadores. Obrigado a sobreviver sozinho, o órfão se relaciona com os outros animais da floresta onde vive, fazendo amigos e aprendendo a sobreviver. Quando outro caçador coloca em risco a vida de outro veado, Bambi deve mostrar que, mais do que sobreviver, aprendeu a se defender.
Existe muitos motivos para dizer que Disney era um homem a frente do seu tempo, motivos é o que não faltaram e se alguns ainda tinham duvidas, tudo é dissipado quando a pessoa assiste a esse filme sobre um filhote de veado que desde cedo se torna órfão, algo ousado para as crianças na época que se deram conta que seus pais um dia poderiam morrer.
Muitos acusaram Disney de ter sido cruel com as crianças que assistiram Bambi, pois segundo alguns psicólogos da época, crianças deviam ser poupadas de certas coisas sobre a vida e a morte, contudo, Disney pouco deu ouvidos para tais criticas.
O que talvez ele quisesse passar neste filme era questão da sobrevivência perante ao mundo hostil, mesmo que o jovem personagem começasse a aprender isso desde cedo. Baseado no romance de Felix Salten, o filme foi um relativo fracasso na época, mas se recuperou ao longo dos anos, hoje é um grande clássico e um exemplo da mente a frente do tempo de Disney,

Curiosidades: Apesar da produção ter-se iniciado em 1936 tendo como objetivo lançar Bambi como o 2º longa-metragem de animação lançado pela Walt Disney Pictures, logo após Branca de Neve e os Sete Anões, o preciocismo de Walt Disney e a busca por um maior realismo na animação fizeram com que Bambi levasse muito mais tempo do que o planejado até ser concluído. Antes disto a Walt Disney Pictures lançou outros 4 filmes de animação: Pinóquio (1940), Fantasia (1940), O Dragão Relutante (curta-metragem de 1941) e Dumbo (1941).
Algumas cenas de animais e do fogo na floresta foram inicialmente idealizadas para Pinóquio, mas que não foram incluídas no filme.
A intenção inicial era que o caçador que mata a mãe de Bambi aparecesse como um personagem no filme. Entretanto, segundo Walt Disney, caso isto acontecesse ele teria que ser claramente um vilão cruel para que as crianças o aceitassem e, como Disney não queria que os caçadores fossem vistos como pessoas cruéis, o personagem foi cortado e não é visto no decorrer do filme.

Nenhum comentário: