Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cine Dica: Em Cartaz: Ponyo: Uma amizade que veio do Mar

SIMPLES, ENVOLVENTE E INESQUECIVEL
Sinopse: Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.

Disney era um homem a frente do seu tempo, pois somente ele teve a capacidade de fazer uma animação colorida, criar um longa metragem de animação e fazer um longa metragem de animação que se entrelaçasse com musica erudita. Disney se foi, mas de um tempo ou outro surgem daí então mestres da animação que dão um novo passo para fazer desta arte algo único e inovador e Hayao Miyazaki é o mais novo homem desse meio. É impressionante como ele consegue criar uma trama com inúmeros conteúdos de historia e imagem e fazer com que as crianças de todas as idades comprem a sua idéia sem jamais deixar de entender a trama. Foi assim com as suas obras primas A viagem de Chihiro e Castelo Animado e Ponyo: Uma amizade que veio do Mar não é diferente.
Criando uma trama a partir da amizade de um garoto com uma peixinha dourada com rosto de um ser humano, a trama, cumpre com louvor ao retratar uma bela historia de amor e amizade, mesclando elementos de fantasia vindos do mar que somente saídos da mente do diretor poderia criar.
De todos os seus filmes, Ponyo talvez seja o mais simples em termos de historia, mas não menos interessante, muito pelo contrario, nos encantamos pelos seus personagens e tememos pelo seus destinos do inicio ao fim, fazendo agente se esquecer que aquilo tudo é apenas uma animação. E que bela animação, Hayao Miyazaki provou que, mesmo com a animação de computador dominando o mercado atualmente, sempre haverá espaço para a animação feita a mão e com certeza o diretor é o melhor neste ramo, pois é impressionante as imagens que ele cria, desde a criaturas nunca antes vistas a personagens humanos e carismáticos.
Curto mas inesquecível, Ponyo: Uma amizade que veio do Mar, é mais do que uma prova que Hayao Miyazaki é um mestre neste ramo, mas também um belo conto de fadas moderno que tanto faz falta hoje em dia na 7ª arte.

Nenhum comentário: