Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cine Especial: Christopher Nolan: AMINÉSIA

COM A CHEGADA DE "A ORIGEM" NOS CINEMAS, VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DESSE MIRABOLANTE FILME POLICIAL DIRIGIDO POR ESSE GRANDE DIRETOR
Sinopse: Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas.
A filmes que devido sua trama complexa é preciso uma atenção redobrada, mas o que acontece quando a própria montagem do filme torna a trama ainda mais e mais complexa?? Quando eu li pela primeira vez a sinopse de Amnésia eu não achei assim tão surpreendente, mas o que torna esse filme genial é fazer o espectador fazer um quebra cabeça mental e fazê-lo montá-lo ao longo da projeção, pois o filme começa com o final da trama, e termina com inicio dela. Fora isso a historia é dividida em blocos, exemplo: Em uma determinada parte o protagonista se encontra (sem saber) dentro do banheiro e somente iremos saber como ele chegou lá no final do bloco seguinte, ou seja, aja atenção, mas não significa que o filme seja cansativo, muito pelo contrario, é um verdadeiro exercício mental que muitos espectadores adoraram e consideraram esse filme já um grande clássico e, claro, fez escola, filmes como Irreversível e 21 Gramas beberam da fonte da idéia original de Christopher Nolan.
Guy Pearce (Conde De Monte Cristo), Carrie-Anne Moss (Matrix), e Joe Pantoliano (Ligadas pelo Desejo) lideram o elenco perfeito em um filme perfeito que infelizmente não foi reconhecido na cerimônia do Oscar de 2002.

Nenhum comentário: