Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cine Clássicos: HISTORIA SEM FIM

CONTO DE FADA MAIS VOLTADO PARA ADULTOS MAS QUE ACABOU CONQUISTANDO TODAS AS IDADES
Sinopse: Quando o jovem Bastian pegou emprestado um misterioso livro ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra

Wolfgang Petersen(Mar em Furia) foi responsável para adaptação do cinema desse conto que na época já fazia sucesso na literatura, mas ninguém imaginava a que ponto o filme chegou. Com uma historia dentro da historia, somos apresentados a um típico conto de fadas com um herói valente cuja a sua missão é impedir a destruição do seu mundo, mas em sua tragetoria mau imagina que obstáculos ardilosos que  irá passar e talvez tenha sido esses terríveis obstáculos que tenham chocado muita gente (quem não chorou pela morte de um dos personagens no inicio do filme??) e que ficou na mente de muitos jovens na época.
Mas talvez a maior proeza tenha sido o final surpresa que espantou muitos espectadores na época e que faz desse filme uma obra indispensável na prateleira, para quem realmente curte uma boa historia.    

Curiosidades: Tami Stronach tinha 11 anos quando interpretou a Imperatriz Criança.
O ator Noah Hathaway quase perdeu um olho ao rodar sua cena de luta contra Gmork, já que uma das garras atingiu sua face. A cena era tão perigosa que o diretor Wolfgang Petersen resolveu rodá-la uma única vez.
A História Sem Fim traz apenas cerca da metade do livro de Michael Ende.
Michael Ende, autor do livro o qual A História Sem Fim foi baseado, pediu que seu nome não fosse incluído nos créditos iniciais, por não ter gostado da versão final do filme. Ende apenas é citado nos créditos finais.
No livro o nome do lugar mágico é Fantastica, ao invés de Fantasia.
O Auryn original do filme pertence atualmente a Steven Spielberg, que o mantém protegido por um vidro em seu escritório.
A música de abertura foi composta por Giorgio Moroder com letras de Keith Forsey cantadas por Limahl, líder do Kajagoogoo.

A História Sem Fim também inspirou duas séries de televisão. A primeira, um desenho, de 1996, focava-se nas aventuras de Bastian na terra de Fantasia (diferentes das do livro), enquanto outra, com atores, foi feita, chamada Contos da História Sem Fim, e teve 13 episódios.
A História também virou peça e balé na Alemanha, com músicas compostas por Siegfried Matthus.
O orçamento de A História Sem Fim foi de US$ 27 milhões.
Foi o mais caro filme produzido pela Alemanha até então.

Nenhum comentário: