Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CINE ESPECIAL: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

CHAPELEIRO LOUCO FORA DA TOCA DO COELHO  


Alice no pais das Maravilhas não reside somente na literatura, já houve ao longo dos anos várias homenagens e referencias ao conto, e até mesmo copias de personagens do conto, como no caso de um certo personagem que inferniza a vida do Batman nos quadrinhos, vamos a ele.




CHAPELEIRO LOUCO DAS HQ
História
Chapeleiro Louco é o nome adotado por Jervis Tetch para cometer crimes em Gotham City. Devido a sua aparência, cresceu sem ter quaisquer amigos. Tornou-se um cientista e passou a viver em uma casa alugada, de propriedade de Ella Littleton. Jervis acaba fazendo amizades com a filha de Ella, Connie Littleton, e com o amigo do clube de computação dela. Algum tempo mais tarde, Connie engravida e, temendo a reação de sua severa e puritana mãe, mente que teria sido estuprada por por alguém do time de beisebol de sua escola, o Gotham Hawks. Ella pede ajuda a Jervis para tentar convencer sua filha de que os jogadores de Gotham Hawks são péssima companhia. Jervis então utiliza seu aparelho controlador de mentes em um dos jogadores, fazendo-o utilizar uma bomba tubo para matar toda a equipe. Este foi o primeiro ato criminoso praticado por Jervis Tetch.
De acordo com Dr. Blakloch, do Asilo Arkham, Jervis é esquizofrênico, obsessivo-compulsivo e altamente desiludido. Apesar de seu alto intelecto, identifica-se mais com crianças do que com adultos. Blakloch também notou que, quando agitado, Jervis passa a se comunicar através de rimas. Um outro psiquiatra do asilo, Dr. Jeffrey Yorkes, relata que Jervis alterna momentos de lucidez e quadros de transtorno maníaco-depressivo.
Jervis muitas vezes faz referências e citações a Alice no País das Maravilhas e apresenta dificuldades em separar ficção e realidade. Além da obsessão pelo personagem de Lewis Carroll, possui compulsão por chapéus.
Algumas histórias sugerem que Jervis seja pedófilo, enquanto outras mencionam que ele teria tendências homossexuais. Atualmente, Jervis aparece como um hacker que usa dispositivos embutidos em chapéus.

EM ADAPTAÇÕES
Fora dos quadrinhos o personagem já surgiu nas outras adaptações do homem morcego, como no caso na famosa série de televisão dos anos 60, Batman, Jervis Tetch/Chapeleiro Louco foi interpretado por David Wayne e dublado no Brasil por Chico Borges (o qual também foi o narrador do seriado). O personagem da série baseou-se no personagem dos quadrinhos da época, que ainda não havia sido revelado se tratar de um impostor.
Chapeleiro Louco aparece em quatro episódios: "The Thirteenth Hat", "Batman Stands Pat", "The Contaminated Cowl" e "The Mad Hatter Runs Afoul". Sua principal arma era uma cartola que continha um grande número de olhos, os quais lançavam raios hipnóticos em seus oponentes.
Batman: A Série Animada, o personagem foi dublado por Roddy McDowall. Chapeleiro Louco é apresentado com cabelos loiros e de estatura alta. Aparece nos episódios "Mad as a Hatter", "Perchance to Dream", "The Trial", "The Worry Men", "Make 'Em Laugh" e "Joker's Wild".

Como Curiosidade: Alguns autores afirmam a existência de referências do Chapeleiro Maluco no filme "A Laranja Mecânica" (A Clockwork Orange) onde o personagem principal, Alex DeLarge (Malcolm McDowall), aparece com os cílios prolongados no olho esquerdo como o Chapeleiro Maluco. Por coencidencia, na época do lançamento de Batman e Robin em 1997 foi cogitado a possibilidade de Malcolm Mcdowall ser o chapeleiro Maluco numa possivel continuação mas como O quarto filme foi um retumbante fracasso a idéia foi esquecida

Nenhum comentário: