Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cine Curiosidades: 20 anos sem Greta Garbo


Momento de confissão: Fui só conhecer Greta Garbo pouco mais de um ano atrás. Sou cinéfilo de carteirinha, contudo, achar certos clássicos do cinema nas locadoras é fogo (principalmente em tempos de crise devido à pirataria), entretanto foi num bairro Cidade Baixa de Porto Alegre que acabei achando os filmes mais importantes dessa grande atriz. Assistindo ela em seus filmes percebo que ela tinha algo sempre em comum na maioria dos seus papeis, eram mulheres sedutoras mas ao mesmo tempo duras e fortes que buscavam ao todo custo independência em suas vidas, será que era isso que a própria Greta queria??
Começando como atriz nos filmes mudos para depois para os filmes falados, não faltaram claro momentos clássicos como as palavras "deixem-me só" em O Grande Hotel ou então quando aquela cara séria finalmente riu a exaustão em Ninotchka, mas talvez seu melhor momento de sua carreira tenha sido Rainha Christina onde interpretou a rainha da Suécia cheia de deveres e com um peso em ter um casamento politicamente correto mas que não a impede de se apaixonar por um jovem espanhol. Talvez Rainha Christina seja o filme que mais soube mostrar quem era Greta Garbo realmente em sua vida pessoal, pois assim como a sua personagem, Greta largou suas responsabilidades com o cinema aos trinta e seis anos, após o filme Duas Vezes Meu ter sido massacrado pela critica. Alguns dizem que os produtores que quiseram mudar a formula de Greta nesta produção e devido ao fracasso talvez ela tenha decidido abandonar tudo de uma vez e ser feliz longe dos holofotes e fofocas no mundo da sétima arte. Não faltou é claro várias vezes que os engravatados quisessem trazê-la de volta, mas nada mudou a fazer ela voltar atrás, assim como Rainha Christina, ela decidiu seguir em frente sozinha rumo ao horizonte e nem mesmo o prêmio especial que Oscar deu a ela 1955 devido a sua carreira foram o suficientes para trazê-la de volta.
Greta Garbo deixou esse mundo a exatos 20 anos atrás isolada de todos como bem queria, mas o cinema jamais deixou que ela morresse e acabou se tornando um ícone e sinônimo de boa interpretação num tempo em que as atrizes davam tudo de si além da beleza, Greta Garbo se tornou o sinônimo de qualidade. Quem foi ela?? Uma parte da verdadeira era de ouro do cinema
Deixo abaixo sinopse e video dos seus cinco melhores filmes na minha opinião:

Rainha Christina (Rouben Mamoulian)
Sinopse:
A jovem Christina herda o trono da Suécia aos 5 anos. Quando se torna rainha, seu país se torna um poder dominante na Europa depois de 30 anos de guerra. A exemplo de Elizabeth I, Christina é pressionada a manter um casamento politicamente correto, mas se apaixona por um jovem espanhol.


Grande Hotel (Edmund Goulding)
Sinopse:
É um dos primeiros filmes a possuírem múltiplas histórias simultâneas, desenroladas em um luxuoso hotel. Greta Garbo vive uma bailarina famosa que se apaixona por um ladrão de jóias.
 


Ninotchka (Ernst Lubitsch)
Sinopse:
Enviada a Paris para averiguar o comportamento de 3 agentes do governo, uma comissária soviética se apaixona por um galanteador francês, sucumbindo ao capitalismo.


A Dama das Camélias
Sinopse:
Uma cortesã parisiense se apaixona por Armand, um jovem de futuro promissor. Quando o pai do rapaz pede que ela não arruíne a carreira e a posição social do rapaz, ela se afasta. Porém, a situação muda drasticamente quando Marguerite contrai uma doença terminal.

Anna Karenina
Sinopse:
A bela Anna, integrante da nobreza russa, conhece um oficial do exército numa visitar à sua cunhada em Moscou e acaba se apaixonando. Casada e com um filho, ela tenta o divórcio, mas o marido não aceita. Sem opção, Anna abandona o casamento e foge para a Itália com o amante.Baseado na obra de Leon Tolstoi.

Um comentário:

Anabela disse...

Ótima matéria, ricamente ilustrada. Garbo merece todas as homenagens. Parabéns!