Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cine Especial: OS DEZ MELHORES DE 2009

Enfim chegamos a mais um final de ano e já começam a pipocar a retrospectiva de isso e aquilo, dizendo os fatos que marcaram, os melhores e os piores.
Aqui não a nada de pior, e sim somente vou dizer quais foram para mim os dez melhores filmes do ano que esta indo embora. Um ano que mostrou-se mais lucrativo do que o ano anterior, 10 bilhões de dólares no total, isso graças a franquias como Harry Potter, Era do Gelo, Transmormers e dentre outros. No Brasil a coisa foi bem parecida, isso graças as comedias que dominaram o circuito que dentre os meus preferidos está DIVA.
Mas de inúmeros títulos lançados, quais para mim se tornaram indispensáveis??

Sacam só:

BASTARDOS INGLORIOS.


Cansado de sempre ver judeu sofrendo?? Então assista esse filme genial que Quentin Tarantino lançou onde os Judeus mandam inúmeros nazistas (junto com Hitler) dessa pra melhor, numa das maiores arapucas já inventadas nos últimos anos. Além da ótima historia ainda temos boas interpretações como de Bratt Pitt, algumas revelações e a magistral perfomasse de Christoph Waltz, como o nazista vira casaca, numa interpretação ousada, divertida e com serteza um dos melhores vilões do ano


ANTICRISTO


Lars von Trier disse durante o festival de cannes, no qual o filme foi exibido e criou a maior polemica, que o filme serviu para exorcizar os seus demônios numa época que estava sofrendo muita depressão, colocando tudo para fora. Bom seja por qual motivo o diretor fez esse filme e o resultado é no mínimo curioso. Um retrato sobre os significados que levam o homem (ou mulher??) a fazer certos atos terriveis, perguntas que são levantadas por exemplo, qual a origem do mau?? Aonde fica o inferno??
Falar mais seria estragar as inúmeras surpresas que esse filme guarda, o que posso dizer é que com certeza Lars von Trier criou uma das mais belas imagens do ano que é o prologo desse filme, dando um verdadeiro significado das imagens em preto e branco e câmera lenta, isso sem falar de outros momentos estranhos e simbólicos no qual o filme apresenta no decorrer da trama e claro, a otimas perfomasses de Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg

Entre os Muros da escola


O diretor Laurent Cantet cria aqui o que talvez seja o mais puro retrato de uma escola atual com os seus alunos. Numa espécie de semi documentário, nos acompanhamos o dia a dia do professor François Marin (François Bégaudeau) ensinando e encarando essa nova geração inteligente mas em alguns momentos inconseqüentes a ponto de explodir a qualquer instante. Curiosamente assistindo a esse filme me fez me lembrar dos meus tempos de escola e mesmo que a trama se passe em outro pais, da pra ver que os jovens de hoje não são muito diferente se comparado a minha geração. Obrigatório para qualquer classe que possa assistir.

Guerra ao Terror

O que dizer de um filme que foi direto para as locadoras??? Erro de calculo, talvez seja a melhor definição que eu possa responder sobre isso. Inexplicavelmente esse filme passou batido nos nossos cinemas e agora neste momento está colecionando premiações que antecedem ao Oscar graças a sua qualidade em abundancia. Kathryn Bigelow cria aqui o verdadeiro retrato da guerra do Iraque, através de três soldados cuja a missão é desarmar bombas que encontram pelo caminho em meio a pura tensão.


Inimigos Públicos


Inúmeros filmes que nos assistimos as vezes nos identificamos com os personagens da tela e Michael Mann retrata isso da melhor maneira possível quando John Dillinger (Johnny Depp) assiste em um cinema ao filme vencido pela Lei e se identifica com a trama num dos melhores momentos de todo o filme. Como sempre o diretor cria a verdadeira luta da lei contra o crime, algo que ele faz muito bem desde os tempos de Fogo contra Fogo

UP: Altas Aventuras


Não me lembro de rir e chocar logo em seguida, mas é isso que me aconteceu neste filme. Pixar acerta novamente ao nos apresentar a vida de Carl Fredricksen, da sua infância a vida de casado até a perda da sua amada esposa sem que ela tenha realizado seu maior sonho de viajar para uma terra distante na America do sul, em pouco mais de dez minutos de projeção e faz o espectador encher os olhos.
Além de comovente o filme é pura aventura, algo que não se esperava de um protagonista velho, mas com a Pixar tudo é possível, isso graças a uma ótima historia e personagens cativantes. Maiis uma obra prima. Mais um Oscar a vista???

CORALINE e o mundo secreto


Sempre amei as historias escritas pelo inglês Nell Gaiman, desde os tempos de Sandman, não importa qual o tipo de historia seja, ele sempre nos mostra um mundo de sonhos onde tudo é possível, isso graças a uma imaginação em abundancia. Fazer uma adaptação de uma de suas obras é um tanto que difícil, contudo, o diretor Henry Selick ( O Fantástico Mundo de Jack) capitou a mensagem e reproduziu para as telas uma de suas obras, isso graças é claro ao próprio escritor que criou o roteiro da adaptação. Coraline além de ser um ótimo filme de fantasia em Stop Motion me ficou marcado por ter sido o primeiro filme em 3D que assisti no cinema

Distrito 9


Orçamento baixo, diretor estreante, resultado?? O melhor filme de ficção do ano. Peter Jackson (produtor) deu a faca e o queijo para Neill Blomkamp fazer esse filme cuja a trama é de sua propia autoria., onde os ETs confinados em uma favela com pouquíssima condições de viver, nada mais é do que um retrato dos países de terceiro mundo que sofre com o descaso do governo. Uma continuação seria bem vinda.

AVATAR

O maior orçamento de todos os tempos (R$ 500 milhões) para contar uma historia aparentemente simples mas que funciona como uma beleza para retratar esse novo mundo fantástico que James Cameron criou após vários anos de desenvolvimento. Com isso o diretor da um passo a frente na tecnologia em fazer o espectador assistir o filme 3D e ter a sensação de não sentir as coisas sendo arremessadas para você mas sim fazer você entrar dentro do ambiente exótico e cheio de vida de Pandora. Oscar técnicos já são garantidos, quanto aos outros mais importantes........

Watchmen



Para muitos leitores era praticamente impossível adaptar essa obra, saída da cabeça do genial escritor inglês Alan Moore. Contudo Zack Snyder (300) bateu o pé e adaptou essa obra que ainda hoje é impactante e o resultado acabou por dividir o publico e a critica, talvez pelo fato do publico não estar muito ainda preparado em ver na telona uma trama onde os super heróis são mais humanos como qualquer um, onde falhas, fraquezas e violencia caminham lado a lado junto com esses personagens.. Com certeza o mais novo filme Cult do momento.

Faltou algum?? É claro que faltou, portanto mesmo não estando na lista não posso deixar de mencionar Star Trek, Atividade Paranormal, A Teta Assustada, A Deriva, A Festa da Menina Morta e dentre outros inumeros filmes de grande qualidade que apareceram por aqui.

E que venha o cinema de 2010  


Nenhum comentário: