Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cine Curiosidades: A segunda (e melhor fase) de James Cameron

Ontem falei um pouco de cada filme do inicio da carreira desse cineasta que é o assunto do momento.
Agora confiram a segunda fase desse diretor que fechou o século passado com a maior bilheteria da historia do cinema.

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2:
O JULGAMENTO FINAL (1991)

Sinopse:
Uma criança destinada a ser líder (Edward Furlong) já nasceu, mas é infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado da companhia da mãe (Linda Hamilton), que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro. Neste contexto, um andróide (Arnold Schwarzenegger) vem do futuro, mais exatamente um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto, mas existe um problema: o mais avançado andróide existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick), que é feito de "metal líquido", não pode ter nenhum dano permanente e pode assumir a forma que desejar, também veio para o passado com a missão de matar o menino.


Mais bem sucedido nas bilheterias do que o primeiro filme, mostra Schwarzenegger tão a vontade no papel do cyborg (meio homem, meio maquina) quanto no original. Mas como agora é figura popular, faz o mocinho e não mata ninguem. Os efeitos especiais, desenvolvidos pela empresa de George Lucas, a Industrial Light e Magic, ganharam o Oscar, assim como maquiagem, som e efeitos sonoros.

curiosidades:
Para atuar em O Exterminador do Futuro 2, o ator Arnold Schwarzenegger recebeu um salário de US$ 15 milhões e um texto de mais de 700 palavras em diálogos de seu personagem no filme.
A escolha por Robert Patrick para ser o andróide T-1000 foi feita devido ao seu porte físico completamente diferente de Schwarzenegger. A intenção de James Cameron era mostrar um contraste entre os dois, não apenas de poderes, mas também de físico.

True Lies (1994)

sinopse:
Agente de governo (Arnold Schwarzenegger), especialista em combate ao terrorismo, está casado há quinze anos, sendo que durante todo este tempo faz sua mulher (Jamie Lee Curtis) acreditar que apenas vende material de informática. A esposa por sua vez acha sua vida insossa e, coincidentemente, se envolve com um pretenso espião (Bill Paxton), no intento de trazer alguma emoção ao seu dia-a-dia. Ao investigar o "caso" da mulher, o agente descobre que o tal "espião" na verdade é um simples vendedor de carros, que inventa histórias mirabolantes para tentar conquistar mulheres emocionalmente carentes, e que sua mulher não o está traindo. Mas resolve dar um "susto" nela e, sem querer, acaba envolvendo a mulher e a filha (Elisa Dushku) em um caso de terrorismo no qual está trabalhando.


A terceira parceiria de Cameron com Arnold , é uma aventura comica, ambiciosa e acelerada. Foi uma das produções mais caras na época, mirabulante e cheia de efeitos visuais. O ator austriaco se sai muito bem no humor mas é Curtis que rouba a cena a cada aparição de cena. A parte em que ela faz um show de dança é desde já antologico e engraçado e o final é grandioso.    

curiosidades

True Lies é a refilmagem do filme francês La Totale!, de Claude Zidi.
O governo americano forneceu para as filmagens de True Lies três aviões Marine Harriers e seus pilotos, pela quantia de US$ 100.736.
A cena em que a personagem de Jamie Lee Curtis é salva por Arnold Schwarnenegger, que a pega em pleno helicóptero, foi realizada pela própria Jamie Lee Curtis, que se recusou a usar uma dublê para a cena.


TITANIC (1997)

sinopse:
Jovem aventureiro (Leonardo DiCaprio) ganha passagem, em mesa de jogo, para a primeira viagem do transatlântico Titanic. No navio, apaixona-se por Rose Bukater (Kate Winslet), noiva de um homem rico e arrogante (Caledon Hockley), com quem vive um amor proibido. Mas a viagem ganha contornos trágicos quando o navio se choca com um iceberg.


Misturando fatos reais com alguns ficticios, o filme foi sensação no mundo no final do ano de 1997 para 1998. Onde fosse as pessoas somente falavam no filme, filas se dobraram nas salas de cinema chegando até a rua, por muitos meses em cartaz, a musica tema composta por Celine Dion não parava de tocar nas rádios,  vencedor de vários prêmios (11 Oscar) e maior bilheteria da historia do cinema. Parece exagero mas tudo isso rolou a mais de dez anos e fez de James Cameron um cineasta muito poderoso que poderia tocar qualquer projeto que quizesse depois desse filme mas optou em ficar de molho por vários anos até decidir tirar da gaveta seu projeto mais sonhado, Avatar.
Leonardo DiCaprio e Kate Winslet se tornaram mundialmente conhecidos e hoje possuem carreiras boas e estabilizadas . Um filme que mexeu com o mundo e fez o cinema voltar aos velhos tempos da era de ouro (pelo menos por algum tempo)    

Curiosidades:
O filme permaneceu na lista das 10 maiores bilheterias da semana, nos Estados Unidos, por quase seis meses.

Originalmente Titanic iria estrear no verão americano de 1997. Entretanto, atrasos na pós-produção fizeram com que sua estréia fosse adiada por seis meses, passando para dezembro do mesmo ano.
É, juntamente com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003), o filme mais premiado na história do Oscar. É também o filme que recebeu o maior número de indicações ao Oscar na história da premiação, juntamente com A Malvada (1950).

Nenhum comentário: