Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cine Curiosidades: Globo de Ouro anuncia seus indicados

Como esse ano passou rapido, parece que foi ontem as expectativas e especulações sobre as prêmiações e o Oscar em si e agora novamente estamos nesta fase. O Globo de Ouro será entregue no proximo dia 17 de Janeiro e sempre em todos os anos serve como termometro absoluto para o Oscar.
Neste ano dos cinco indicados a melhor filme drama tenho três que estou torcendo mas abaixo junto com as indicações, confiram por qual estou torcendo.      

Melhor filme – Drama
Avatar /Idem
The Hurt Locker / Guerra ao Terror
Inglourious Basterds / Bastardos Inglórios
Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
Up in the Air/ Amor sem Escalas


Fico na torcida: Ainda não assisti Avatar portanto não tem o meu voto, mas com certeza terá. Por enquanto fico na torcida por Guerra ao Terror que é talvez o melhor retrato da guerra do Iraque atualmente e “claro” o genial Bastardos Inglórios. Tem o meu voto Quentin

 Melhor filme – Comédia
The Hangover /Se Beber Não Case
It’s Complicated
Julie & Julia /Idem
Nine


Fico na torcida: Além de engraçado, Se beber Não case é delicioso filme sobre amizade e união em meio as piadas mais loucas dos últimos anos



Melhor ator – Drama
Jeff Bridges-Crazy Heart
George Clooney – Up in the Air/ Amor sem Escalas
Colin Firth – A Single Man
Morgan Freeman – Invictus
Tobey Maguire – Brothers


Fico na Torcida: Infelizmente não assisti nenhum dos cinco filmes em que os atores foram indicados, mas dou o meu voto para Jeff Bridges que desde os tempos de Starman merece um Globo de Ouro na prateleira, contudo Morgan Freeman e George Clooney atores prêmiados possam roubar a festa a não ser que Tobey Maguire se torne a grande surpresa da noite.



Melhor atriz – Drama
Emily Blunt – The Young Victoria
Sandra Bullock – The Blind Side
Helen Mirren – The Last Station
Carey Mulligan – An Education
Gabourey ‘Gabby’ Sidibe – Precious: Based on the Novel Push by Sapphire


Fico na Torcida: Também não assisti a nenhuma perfomance dessas atrizes mas não me surpreenderia se Helen Mirren ganhasse um novo prêmio para a sua prateleira. Contudo surpresas podem acontecer e Sanfra Bullock pode ser uma delas, (Será possível???)



Melhor ator Musical ou Comédia
Matt Damon – O Desinformante/ The Informant!
Daniel Day-Lewis – Nine
Robert Downey Jr – Sherlock Holmes/Idem
Joseph Gordon-Levitt - (500) Days/ of Summer /500 dias com Ela
Michael Stuhlbarg – A Serious Man


Fico na torcida: Matt Damon superou as expectativas neste filme e pode muito bem levar esse prêmio que será merecido, contudo, Robert Doweney Jr esta no auge atualmente e pode muito bem ganhar o prêmio pela sua perfomance de Sherlock



Melhor atriz – Musical ou Comédia
Sandra Bullock – A Proposta/ The Proposal
Marion Cotillard – Nine
Julia Roberts – Duplicidade/Duplicity
Meryl Streep – It’s Complicated
Meryl Streep – Julie & Julia /Idem


Fico na Torcida: Em todos os prêmios que Meryl Streep concorre merece ganhar, a não ser que os votantes reconheçam que esse ano foi bom para Sandra Bullock e o prêmio seja a sereja do bolo para ela



Melhor Ator Coadjuvante
Matt Damon – Invictus
Woody Harrelson – The Messenger
Christopher Plummer – The Last Station
Stanley Tucci – The Lovely Bones
Christoph Waltz - Inglourious Basterds/ Bastardos Inglórios


Fico na Torcida: Chistoph Waltz disparado, desde a primeira cena até últimos momentos do filme Waltz rouba a cena com o seu nazista doentio, engraçado, sarcástico e de tudo um pouco


Melhor Atriz Coadjuvante
Penélope Cruz – Nine
Vera Farmiga – O amor sem Escalas/ Up in the Air
Anna Kendrick O amor sem Escalas/ Up in the Air
Mo’Nique – Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
Julianne Moore – A Single Man

Minha Torcida: Não assisti nenhuma perfomance das atrizes mas acho que já esta mais do que na hora de Julianne Moore ser agraciada com um grande prêmio, se a vitoria no Globo de ouro vir será um passo para ganhar finalmente um Oscar.





















Melhor Diretor
Kathryn Bigelow – Guerra ao Terror/ The Hurt Locker
James Cameron – Avatar
Clint Eastwood – Invictus
Jason Reitman – O Amor Sem Escalas/ Up in the Air
Quentin Tarantino – Inglourious Basterds/Bastardos Inglórios


Minha Torcida: Cara, essa complicou: Bom....Clint Eastwood dificilmente saíra prêmiado dessa, porque já tem prêmio de sobra com seus outros filmes, não que despreze Invictus (nem posso, não vi ainda) mas acho que Clint com relação a prêmios pelo menos tão cedo não será o grande favorito, mas ele é um veterano então quem sabe. Kathryn Bigelow me surpreendeu com a sua direção firme e segura sobre o dia a dia de uma guerra sem sentido do Iraque, portanto ganhar esse prêmio é mais do que merecido. Agora temos aqui dois TITANS: Quentin Tarantino, o homem responsável pelo melhor filme da década de 90 (Pup Fictiun), e que fez o publico enxergar com novos olhos o cinema independente. Do outro lado está James Cameron o homem responsável pela maior bilheteria da historia do cinema (Titanic). Quem vence??? Não sei, mas mesmo com toda a revolução que James traga com o seu Avatar eu acho que está mais do que na hora de prêmiarmos um dos responsáveis por ter trazido originalidade nos anos 90 portanto Quentin você tem o meu voto graças ao seus Bastardos. .
Melhor Roteiro


Distrito 9/District 9 de Neill Blomkamp, Terri Tatchell
Guerra Ao Terror /The Hurt Locker de Mark Boal
Bastardos Inglórios/Inglourious Basterds de Quentin Tarantino
It’s Complicated de Nancy Meyers
Amor sem Escalas/Up in the Air de Jason Reitman e Sheldon Turner


Fico na Torcida: Bastardos e Guerra ao Terror tem roteiros geniais, agora cá pra nos, Distrito 9 foi de uma originalidade absurda e mesmo assim usando ingredientes já usados em outros filmes e mesmo assim se tornando bem original, tem o meu voto.


Melhor canção
Crazy Heart – T-Bone Burnett, Ryan Bingham (”The Weary Kind”)
Everybody’s Fine - Paul McCartney (”(I Want To) Come Home”)
Nine – Maury Yeston (”Cinema Italiano”)
Brothers (”Winter”)
Avatar (”I See You”)


Fico na torcida: Não ouvi nenhuma delas mas não duvido que a musica de Avatar se torne um sucesso nas rádios assim como foi Celine Dion a mais de dez anos atrás, duvida???



Melhor trilha musical
O Desinformante/The Informant! de Marvin Hamlisch
Up /Altas aventuras de Michael Giacchino
Where the Wild Things Are/Onde vivem os Monstros de Carter Burwell, Karen Orzolek
Avatar/idem de James Horner
A Single Man de Abel Korzeniowski


Fico na Torcida: A trilha Sonora da vida ao filme e as vezes metade do sucesso se deve a sua trilha (Tubarão quem diga), portanto fazia tempo que não saia de uma sessão e começasse a cantarolar a trilha, foi assim que me aconteceu com UP. Contudo Avatar pode surpreender com sua trilha épica.



Melhor Animação
Tá Chovendo Hamburger/Cloudy with a Chance of Meatballs
Coraline/Idem
O Fantástico Sr. Fox/Fantastic Mr. Fox
A Princesa e o Sapo/The Princess and the Frog
Up/Altas Aventuras

Fico na torcida: Esse ano foi farto de bons filmes de animação e UP é um bom exemplo disso. Agora dando o prêmio a ele seria obvio demais, portanto que tal uma surpresa mas ao mesmo tempo merecedora?? Se fosse para ocorrer surpresa deveriam dar o prêmio então para Coraline que guardo esse filme com muito carinho na minha memória, pois foi o primeiro filme em 3D que vi no cinema e com uma qualidade de roteiro fantástica vinda da mente do escritor Nell Gaiman. Portanto se ganhar é mais do que justo.
Melhor Filme Estrangeiro
Abraços Partidos/Los abrazos rotos (Espanha), de Pedro Almodóvar
Das weisse Band – Eine deutsche Kindergeschichte/A Fita Branca (Alemanha), de Michael Haneke
La Nana (Chile/México), de Sebastian Silva
Un Prophète (França), de Jacques audiard.
Baarìa (Itália), de Giuseppe Tornatore


Fico na Torcida: Não vi nenhum desses filmes ainda mas Pedro Almodóvar pode surpreender de novo e se ganhar irá para o Oscar como grande favorito nesta categoria.


Nenhum comentário: