Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cine Animação: O Castelo Animado

Outra obra visualmente devastadora de Miyazaki, ainda que um passo aquém de a Viagem de Chihiro.
(Hauru No Ugoku Shiro, 2004). Direção: Hayao Miyazaki. Roteiro: Hayao Miyazaki. Gênero: Animação/Aventura/Fantasia. Origem: Japão» Duração: 119 minutos
Sinopse: Graças a uma maldição, a jovem Sophie transforma-se numa velha senhora. Incapaz de continuar trabalhando na loja de chapéus de sua mãe, ela passa a morar no castelo do notável bruxo Howl e faz amizade com o demônio de fogo Calcifer, que está ligado a Howl por meio de um contrato. Calcifer e Sophie, então, prometem ajudar-se mutuamente - ele quebrará a maldição, e ela o ajudará a fugir do castelo. Entretanto, Howl percebe que Sophie está amaldiçoada e apaixona-se por ela. Adaptação do livro da escritora Diana Wynne Jones.

O Castelo Animado, bem como a maioria dos desenhos feitos pelo Studio Ghibli, é um filme inegavelmente adulto, apenas disfarçado como diversão infantil. É através deste disfarce, inclusive, que Miyazaki lembra ao espectador comum a importância do sonho e da imaginação, porque o próprio Miyazaki, ao que parece, não cessará seus sonhos tão cedo.
Curiosidades:
Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.
Inicialmente o diretor de O Castelo Animado seria Mamoru Hosoda, mas após o estrondoso sucesso de A Viagem de Chihiro o estudio sabia que deveria ser realmente Hayao Miyazaki para criar esse mundo fantastico.

Nenhum comentário: